Papas
Papas. Cremosas, sedosas e sem grumos. Não muito líquidas, nem muito espessas e muito menos pegajosas.
Daquelas que não vêm no pacote. Que vão ao tacho e precisam do batedor de varas, ou da varinha mágica e até de passar no coador. Não vão sozinhas. Umas vão com ovo. Todas vão com fruta.
E lá vou eu desconstruindo as receitas que encontro para ficarem on point para o miúdo. Qual Indiana Jones em busca da arca perdida ando eu à procura da papa perfeita, que me/nos torne invencível.
Neste mundo da adaptação adaptada não há uma receita que eu consiga seguir sem adaptar às necessidades do meu miúdo.
Espero que daqui possas levar algo que faça sentido e te ajude na tua realidade. Deixo alguns truques base e a receita de papa que faz mais sucesso cá em casa.
Dicas e truques
Sempre à procura de papas cremosas, comprovei que:
- Adicionar a farinha (qualquer que seja) no leite com a varinha de arames ajuda a não ganhar grumos. Misturar sempre numa quantidade de leite menor e só depois adicionar o leite restante.
- A varinha mágica é mesmo mágica. É a melhor aliada para misturar tudo e deixar cremoso. Sobretudo e até mesmo as papas.
- O coador de rede ou passe-vite tornam-se os melhores amigos. Garantem que não existe qualquer grumo ou pedaço inteiro, quer seja para dar a papa por boca ou por sonda naso-gástrica, PEG ou botão gástrico.
Eu não tenho nada de nada a acrescentar às receitas maravilhosas de leite creme das avós deste mundo. Mas se puder ajudar com truques por causa da textura e dos grumos numa alimentação adaptada, aqui fica o leite creme.